Junho é o mês da diversidade LGBTQIA +, mês em que celebramos o orgulho de ser quem somos e de reforçar a luta pelo fim do preconceito, julgamento e descriminação.
Sabemos que não é uma batalha fácil, envolve mitos, desinformação e estigma. Mas, mesmo difícil, o dever de exigir respeito é de todos, independente do gênero ou orientação sexual, afinal, uma sociedade preconceituosa e homofóbica se reflete em todos os contextos sociais, prejudicando todos e todas que estão inseridos naquele meio.
O mês amplia debates importantes, como a oferta de vagas de trabalho, a dificuldade de acesso à educação e o combate à LGBTfobia estrutural que ainda existe em nossa sociedade. Só fique atento para o tema não entrar na pauta apenas no mês de junho. O debate deve ser constante.
SAÚDE MENTAL OU INCLUSÃO? ?
Um relatório apontou que durante a pandemia, as empresas passaram a se preocupar mais com a saúde mental de seus colaboradores, porém, a diversidade e a inclusão acabaram sendo deixadas de lado. Um dos motivos apontados foi a falta de engajamento das lideranças e os processos seletivos não inclusivos. Seja por descaso ou simplesmente por desinformação, muitas empresas simplesmente ignoram o fato de que pessoas LGBT sofrem sim com o descaso e a falta de perspectiva no mercado de trabalho, sendo muitas das vezes empurradas para a informalidade por não conseguirem uma ocupação formal, com registro na carteira de trabalho.
Triste dado, que nos faz pensar que não podemos ter tudo o que merecemos. São muitas as lutas que precisam de atenção. Aproveite o momento em que o assunto está em alta, e promova a conscientização em sua empresa. Não deixe de dar atenção a um aspecto e exclua os outros. A verdadeira transformação social somente será possível quando todos nós tivermos a consciência de igualdade e respeito pelas diferenças.
Pode parecer exagero, mas a verdade é que, se sua empresa não promove a inclusão e a diversidade, a tendência é que ele seja mal vista perante a sociedade. Cada vez mais a população LGBT ocupa seu espaço e mostra suas competências e especificidades no mercado de trabalho. Sem diversidade sua empresa corre o risco de perder excelentes profissionais que podem trazer experiências e vivências para a equipe, enriquecendo o trabalho. Agora uma curiosidade: você sabe como surgiu a data? Clique aqui e acesse um material muito interessante explicando.
Como sua empresa lida com a diversidade e a inclusão? Vocês tem ações que acontecem durante o ano inteiro? Conta aqui pra gente!