Mudanças climáticas: a responsabilidade é de cada um de nós!

É preciso estar atento às simples decisões do dia a dia

Pode até parecer que o assunto é repetitivo, mas a gente não pode deixar de falar da importância da conscientização sobre a preservação ambiental. Todos os dias surgem notícias sobre os estragos irreparáveis que nossas escolhas ruins causam ao meio ambiente. As mudanças climáticas e o aquecimento global estão causando mudanças e estragos irreversíveis ao meio ambiente. E boa parte da culpa é nossa.

Desperdício de água, consumo desenfreado, plástico pra todo lado, queimadas, desmatamento, exploração ilegal… Pequenas e grandes escolhas que acabam, aos poucos, com nosso planeta.

Tenho a impressão de que escuto falar sobre isso desde criança; mudanças climáticas, buracos na camada de ozônio, aquecimento global. No Brasil, uma das tragédias naturais mais comuns são as enchentes, que causam mortes e muita destruição por onde passa. E eu sempre escutei que essas tragédias acontecem por imprudência humana, que negligencia o fato de que não existe o “lá fora” e atira seu lixo em qualquer lugar, causando entupimento das redes pluviais e consequentemente as enchentes.

Mas, se o assunto já é debatido há tanto tempo, por que a urgência agora?

Na última semana, pesquisadores da Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Países Baixos, publicaram artigo no periódico Science Advances em que eles afirmam que, a partir de simulações computacionais, é possível prever que as mudanças climáticas dobrarão risco de ciclones tropicais intensos até 2050.

“O que é particularmente preocupante é que os resultados do nosso estudo destacam que algumas regiões que não experimentam ciclones tropicais provavelmente sofrerão em um futuro próximo com as mudanças climáticas”, conta Dr. Ivan Haigh, professor associado da Universidade de Southampton, Inglaterra, e um dos autores do estudo.

Outro dado alarmante é o que mostra um estudo feito por cientistas ingleses, em parceria com o centro de pesquisa internacional World Weather Attribution (WWA). Como as mudanças climáticas tornaram mais intensas as últimas ondas de calor que castigaram diversos países, especialistas conseguiram comprovar que a elevação da temperatura global também pode aumentar a frequência e intensidade de inundações e secas em algumas regiões do mundo.

O que eu posso fazer?

A conscientização é a parte mais importante neste caso. Saber que toda atitude é uma escolha por um mundo melhor faz com que consigamos nos avaliar e agir de forma mais adequada. Escolhas sobre o que comer, de como se locomover e sobre o que vestir, por exemplo, podem parecer bobas, mas se cada um fizer a sua parte, dá certo sim. Confira dicas simples de como tomar decisões mais sustentáveis:

  • Deixe o carro em casa e utilize o transporte coletivo;
  • Evite consumir produtos embalados em muitos plásticos;
  • Consuma produtos locais que precisam de menor deslocamento para chegar até você;
  • Recicle o que for reciclável.

Outra atitude importante na hora de pensar no futuro do planeta, é observar o que os governantes municipais, estaduais e federais estão fazendo sobre o assunto. É deles a responsabilidade de regular a emissão de gases estufa e de manter o país dentro dos limites ambientais. Sabe o que eles podem fazer?

  • Reduzir a emissão de metano;
  • Mudar para energia renovável já que a geração de eletricidade e calor contribui mais para as emissões globais do que qualquer setor econômico;
  • Abandonar a gasolina e o diesel e utilizar apenas energias renováveis e veículos elétricos;
  • Plantar mais árvores;
  • Ajudar financeiramente os países mais pobres. Porque o planeta é só um.

Algumas coisas parecem surreais, não é mesmo? Mas não são e por isso precisamos sempre estar atentos às políticas públicas relacionadas ao assunto.

Cada um fazendo sua parte, aumenta nossa chance de ter um futuro sustentável para todos e todas nós.

O que você tem feito pelo meio ambiente em casa e na empresa? Conta aqui pra gente!

× Solicite seu orçamento