Maio Amarelo: vamos refletir?

Respeite as leis de trânsito e faça sua parte para a redução do número de mortos e feridos no trânsito

A ideia é clara: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Essa é a proposta do Maio Amarelo, uma das principais campanhas de conscientização do país. A intenção da campanha é dar visibilidade ao grande número de acidentes de trânsito que ocorrem no mundo inteiro. O Brasil é o quarto país no mundo com mais mortes no trânsito. 

A data foi criada em 2014 e, de lá pra cá, vem crescendo, ano após ano. No site do evento os organizadores estão confiantes de que neste ano as campanhas possam ser mais efetivas com o afrouxamento das medidas de segurança estabelecidas pela pandemia de Covi-19. De acordo com a publicação, a melhor maneira de conscientizar alguém é falando “olho-no-olho”. O site afirma ainda que a pandemia contribuiu para que certas medidas de proteção fossem negligenciadas.

Deveria ser mais simples conscientizar as pessoas sobre a  prática de direção defensiva e protetiva. Olha como coisas simples fazem a diferença:

  • Use a cadeirinha para transportar crianças;
  • Respeite o pedestre. Ele é um dos elos mais frágeis do trânsito;
  • Atenção também ao motociclista. Use sempre capacete;
  • Ao pedalar, utilize equipamentos de proteção;
  • Nunca se esqueça do cinto de segurança;
  • Respeite as placas de trânsito;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Respeite o seu local na cadeia do trânsito. Pedestre no meio da rua não dá, né?
  • E é sempre bom reforçar, se beber não dirija. 

Não é simples? Muita gente acha que não é e comete esses “pequenos” erros todos os dias.

A campanha está em seu nono ano e une o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil, todos com o mesmo objetivo. De acordo com o Observatório De Trânsito Viário, os acidentes são os principais responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. E não é só isso, os números são alarmantes.

POR QUE MAIO?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Fato é que  o assunto precisa ser debatido por todos, em todas as idades. Crianças que crescem vendo os pais cometer infrações no trânsito tem mais chance de cometer também quando tiver a oportunidade de dirigir. 

× Solicite seu orçamento