SAFETY DAY: Porque sua empresa deve aderir

Dados do Radar SIT – plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência – apontam que em 2021 o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho, uma média de 1.159 registros por dia. Do total, 133.757 casos necessitaram de tratamento por período maior de 15 dias e 1.694 óbitos foram contabilizados.

Só acompanhando estes dados conseguimos perceber a importância de conscientizar os colaboradores da empresa a respeito da Segurança e Saúde no local de trabalho. Mas, para que isso aconteça de forma efetiva, primeiro é necessário que a própria empresa entenda seu papel para a manutenção de um ambiente corporativo seguro e saudável. Atitudes como a prevenção e o acesso a treinamentos sobre segurança ajudam o colaborador a manter sempre na mente a importância que a vida dele tem. 

PORQUE INVESTIR

Quanto mais a empresa investe em segurança e qualidade de vida no trabalho, melhor é para sua imagem perante a comunidade em que ela está inserida. Investir na prevenção é também muito mais vantajoso do ponto de vista econômico, já que é mais barato promover ações de conscientização do que bancar os custos de uma tragédia. E pode considerar também o custo para a imagem da empresa quando seu nome está relacionado a acidentes. Às vezes o dano é irreparável. 

Outro ponto a se considerar na hora de decidir participar ou não do movimento é a importância da memória. Homenagear a memória de vítimas de acidentes de trabalho é importante para que sua história não seja esquecida e que as gerações que virão possam se prevenir de futuros acidentes. A prevenção é sempre a melhor solução. 

Não podemos esquecer também da Saúde e Qualidade de Vida. Quando um colaborador se sente seguro em seu local de trabalho, ele  consegue desenvolver melhor suas habilidades e entregar melhores resultados. 

Além disso investir em segurança também garante:

  • Colaboradores satisfeitos;
  • Clima organizacional agradável;
  • Ambiente seguro;
  • Preparo adequado para lidar com imprevistos;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Cumprimento das normas regulamentadoras;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Credibilidade no mercado;
  • Redução de custos com acidentes;
  • Entre outros

SURGIMENTO DA DATA

O SAFETY DAY surgiu em 2003, quando a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, ocasionando a morte de 78 pessoas. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, em 2005.

NORMAS REGULAMENTADORAS

Para proteger o trabalhador, toda empresa brasileira tem a obrigatoriedade de seguir as normas regulamentadoras (NRs), elaboradas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e amparadas pela Consolidação das Leis do Trabalho. O conjunto de 37 NRs, sendo 35 em vigor, atualmente, regulam e fornecem orientações acerca da segurança do trabalho, desde a aprovação da Portaria nº 3214, de 8 de junho de 1978. São elas que garantem as diretrizes corretas para garantir a saúde do trabalhador nos mais variados segmentos de atuação

× Solicite seu orçamento