As campanhas de conscientização, conhecidas por terem cores específicas a cada mês servem para informar e lembrar as pessoas de ter cuidado constante consigo mesmas e com as outras. Geralmente ligadas à saúde, também podem ser relacionadas ao bem estar físico, mental e financeiro, tanto das empresas quanto dos colaboradores.
Muitas empresas podem se beneficiar delas, pois, ao cuidar de seus colaboradores, demonstram acolhimento e preocupação com a saúde de todos. Isso aumenta a credibilidade de seus serviços e a fidelização de clientes.
Não existe um calendário oficial sobre a cor de cada mês. No entanto, a sua empresa pode se engajar com as que mais têm a ver com ela, promovendo eventos e campanhas internas e externas, como o novembro azul, que busca conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata.
Vamos saber mais sobre o Novembro Azul? Vamos lá!
Novembro Azul
Assim como as mulheres, os homens também têm um mês para prevenção. Dessa vez é para se prevenir e fazer o exame de próstata. Em uma sociedade machista como a nossa, é importante salientar que o toque retal pode salvar vidas.
A falta de informação é um dos agravantes do câncer de próstata, por isso a conscientização se mostra tão importante. Por ser uma doença silenciosa, geralmente quando o homem sente dor ou incômodo para urinar, o câncer já tomou toda a próstata. Por isso é essencial fazer exames periódicos.
E como a minha empresa pode aderir ao Novembro Azul? Existem muitas formas efetivas de conscientizar seus colaboradores! Confira algumas delas:
5 dicas para aderir ao Novembro Azul:
- Cartilhas informativas: além de mostrar aos seus colaboradores a importância do movimento, também pode vir acompanhada de um lacinho azul, símbolo da campanha, para ser usado nas roupas e mochilas;
- Decoração: invista em balões, cartazes, murais, com informações e a cor azul do movimento. Até mesmo mudar a tela de fundo dos computadores para lembrar o Novembro Azul pode ter impacto positivo nas pessoas da sua empresa;
- Dia especial: promova um dia do mês para comemorações. Peça para todos virem com uma peça de roupa azul e promova palestras, peças de teatro, eventos esportivos e um lanche especial. Além de informar, todos vão se divertir e engajar com a causa;
- Ação social: estimule seus colaboradores a ajudarem em ações sociais de acordo com a campanha. Podem ser doações de itens de higiene ou roupas masculinas. Ou, até mesmo, doação de alimentos para organizações que apóiam o movimento;
- Desafio Azul: crie missões especiais para seus colaboradores durante o mês de novembro. Pode ser os homens deixarem o bigode crescer, ou o compartilhamento de guloseimas azuis, como bolos e docinhos. O importante é todos aderirem e terem fotos nos murais e na intranet.
- Conscientize através do humor: na Cia Solo temos diversas opções de espetáculos, esquetes e intervenções que promovem a conscientização dos colaboradores de forma leve, dinâmica e cheia de bom humor. Vale a pena conferir.
Dessa forma, é muito melhor se informar e conscientizar sobre as campanhas do que deixar para depois e o quadro se agravar, como pode acontecer com o câncer de próstata. Por isso, o melhor custo benefício é o autoconhecimento e autocuidado.
Outro benefício desta campanha é o acolhimento. Todo mundo gosta de ser cuidado. Ao ver que a empresa se preocupa com as pessoas, como os seus colaboradores, eles se empenham para se informarem e prevenirem. É um valor humano.
Sua empresa investe em campanhas de conscientização? Sabia que ainda dá tempo de colocar em prática as dicas e promover o Novembro Azul em sua empresa? Que tal começar agora? Fale conosco e vamos te ajudar a planejar tudo!