ESG: como aplicar o conceito em sua empresa?

ESG é uma sigla, que em inglês significa environmental, social and governance , e corresponde diretamente às práticas sociais, ambientais e de governança das mais variadas empresas.

Ainda pouco difundido fora das esferas especializadas, o conceito de ESG , que reúne políticas de meio ambiente , responsabilidade social e governança, estará cada vez mais presente dentro das empresas.

No entanto, o foco não se restringe somente às corporações, uma vez que o ESG diz respeito a pessoas e meio-ambiente. 

Saiba agora, de forma prática e rápida, o que é ESG e tudo que ele significa. Rola para baixo e acompanhe com a gente.

Conceituando ESG

O termo foi criado em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão intimamente ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global. O Pacto Global é uma iniciativa mundial que reúne vários países e entidades, como a ONU (Organização das Nações Unidas).

O ESG também pode ser entendido como uma jornada de transformação dos negócios, proporcionando a criação de um mais inclusivo, ético e responsável, ambientalmente falando. O objetivo principal do ESG é gerar uma vida de qualidade para todos, pensando nas gerações futuras também.

Indo mais a fundo e separando as siglas, nós temos os seguintes significados:

  • E (environmental em inglês, ou ambiental em português) – biodiversidade, sustentabilidade, aquecimento global, poluição do ar e da água, eficiência energética, desmatamento etc.
  • S (social, em inglês e português) – proteção de dados, satisfação dos clientes, diversidade da equipe, ações de endomarketing, leis trabalhistas, direitos humanos etc.
  • G (governance, em inglês, ou governança, em português) – composição de conselheiros, diretorias, conduta corporativa, remuneração, relações com entidades do governo e políticos etc.

Importância do ESG para as empresas

Além das razões óbvias, que envolvem sustentabilidade e autopreservação ecológica, o ESG também desempenha um papel fundamental para as empresas de forma macro, e para os seus colaboradores. As práticas de ESG precisam estar no radar de todos que compõem uma organização. Mas, por quê? Simplesmente porque fenômenos como o novo coronavírus e surtos de mudanças climáticas nos mostram que não somos os donos da natureza, só exercemos administração sobre ela.

Hoje, o ESG nas empresas está atingindo um patamar de protagonismo. As empresas têm a responsabilidade e os recursos para realizar ações positivas, construindo um futuro sustentável e empático.

Caso Ambev

Grandes empresas tem investido cada vez mais em aplicações de ESG. A Ambev por exemplo, é uma das corporações que mais se destacam. No primeiro ano da pandemia, a empresa seguiu à risca um plano elaborado de redução do consumo de água. O resultado foi uma economia de 4,7% no uso de água em 2020 na comparação com o ano anterior.

Em março de 2020, no início da crise sanitária causada pelo Coronavírus, a Ambev adaptou uma fábrica do Rio de Janeiro para produzir álcool em gel. Em 2021, com a segunda onda pressionando hospitais por todo o território nacional, uma fábrica da empresa no interior paulista virou uma usina de oxigênio para hospitais.

Além disso, a empresa doou equipamentos de proteção, como máscaras, para profissionais na linha de frente do combate ao Covid-19. Ao todo, a empresa investiu 150 milhões de reais em ações sociais.

Formas de aplicar o ESG nas empresas

Existem algumas maneiras de começar a aplicação do ESG dentro das empresas. Falaremos um pouquinho disso logo abaixo.

  • 1 – Reúna informações

Quando falamos sobre reunir informações é você estar por dentro de vários aspectos da sua empresa. Quanto ela gasta de água, luz. Entender que tipo de treinamentos os colaboradores precisam. Entender sobre as regras fiscais que permeiam o seu nicho de atuação e muito mais. É importante que você saiba de tudo, pois aí poderá definir onde o ESG será melhor aplicado.

  • 2 – Faça planos

Organização, controle e planejamento são fundamentais para o sucesso de empresas de todos os portes. Você precisa definir prazos, estipular metas e depois começar a agir de forma coordenada.

Uma dica para otimizar esses processos é adotar algum modelo de gestão empresarial e gestão financeira. Assim, é possível observar que processos e custos do negócio precisam ser revistos para o início da aplicação das estratégias de ESG.

  • 3 – Considere ações para variadas vertentes

Na hora de aplicar os conceitos de ESG, você precisa ficar atento para atender todas as vertentes, por exemplo:

  • Ações ambientais: controle do consumo de água, controle do consumo de papel, separação do lixo para coleta seletiva etc.
  • Ações sociais: dar preferência a fornecedores locais, contratar mão de obra local, estimular a diversidade e inclusão etc.
  • Ações de governança: ficar atento e impedir casos de assédio e preconceito, garantir remuneração justa para os colaboradores, seguir práticas éticas etc.
  • 4 – Conscientize e informe seus colaboradores

Quanto mais informações seus colaboradores tiverem sobre o assunto, mais familiarizados eles ficarão e a prática será cada vez mais fluida. Conte com o Solo para levar a informação de forma leve, descontraída e ao mesmo tempo, impactante.

ESG no Brasil

O conceito ESG ganhou força no Brasil, em especial nos últimos anos. Os fenômenos climáticos e a crise sanitária que vivemos, causados pela Covid-19, abriu os olhos dos empresários sobre a importância de pensar em iniciativas que visam a responsabilidade socioambiental.

Para incentivar a adoção de projetos de ESG no Brasil, no entanto, é fundamental que haja um maior engajamento do mercado financeiro como um todo. Essa confraria é relevante no sentido de balizar as melhores práticas, indicando os setores da sociedade que devem receber maiores investimentos.

A transição para integrar o ESG é complexa. Mas, é importante que as pessoas entendam que investir nessas práticas podem significar a redução das emissões de carbono, melhora do gerenciamento de resíduos e iniciativas para implementar boas práticas sustentáveis. É algo que deve ser planejado e executado em breve tempo.


× Solicite seu orçamento