Saúde da mulher: o tema deve ser tratado dentro da empresa? 

Dentro e fora do local de trabalho, assunto deve ser abordado com cuidado e respeito

Conheça os serviços especiais para as mulheres realizados pela Solo Produções
Conheça os serviços especiais para as mulheres realizados pela Solo Produçõeshttps://ciasolo.com.br/

Saúde deve ser tratada da mesma forma para todos e todas? Especialistas garantem que não. Homens e mulheres têm diferenças biológicas, inclusive, as mulheres têm maiores chances de desenvolver diabetes e obesidade em relação aos homens. 

Mas afinal, o que é saúde da mulher?

A saúde da mulher é um conjunto de ações e medidas que visam o bem estar físico e mental, respeitando as características biológicas, físicas, psicológicas e sociais do gênero feminino, e, ela deve ser tratada com atenção. 

Isso porque o mundo avançou e as mulheres estão em todos os lugares, trabalhando em diversos setores e ocupando cargos em todos os níveis nas empresas. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 55% das mulheres com mais de 15 anos compunham a força de trabalho, que é quando a pessoa está trabalhando ou procurando emprego, no país, em 2019. E o número só cresce. Estima-se que vá atingir 64,3% no ano de 2030. 

Porque investir na saúde da mulher?

As mulheres ainda são culturalmente direcionadas a serem as principais responsáveis por cuidar do lar e garantir sua administração. São elas que acabam tendo duplas e até triplas jornadas no dia-a-dia. Trabalham fora, cuidam da casa, dos filhos, do marido. Algumas vezes são responsáveis pelos cuidados de outras pessoas como os pais idosos. Além de terem mais chances de desenvolver certas doenças e serem acometidas por males como câncer de mama, que é a 9ª maior causa de morte entre mulheres no país. 

A sobrecarga de trabalho acaba causando estresse, ansiedade e depressão nas mulheres. E, esse conjunto acaba afetando de forma agressiva sua saúde física e mental. 

Mas, como minha empresa pode ajudar na saúde da mulher?

O ideal é que a empresa esteja sempre por dentro das campanhas realizadas no país, como o Outubro Rosa, que conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama e o janeiro branco, que trata sobre a saúde mental.

Aproveite as datas e realize campanhas internas ou intervenções nos ambientes de trabalhos que reforcem a importância de se cuidar. Estimule as mulheres a procurarem ajuda quando for preciso. 

  • Distribua panfletos usando uma linguagem direta para a conscientização do colaborador e da família que poderá ter acesso ao material;
  • Realize campanhas através das redes sociais e humanize a empresa para acolher a colaboradora;
  • Os podcasts estão em alta e são facilmente consumidos. Invista em planejamento e fale diretamente à colaboradora;
  • Realize apresentações teatrais e eduque através do humor;
  • Faça palestras interativas e conheça a melhor forma de falar com a colaboradora. 

Em campanhas internas, promova o autocuidado e o autoconhecimento da colaboradora incentivando hábitos mais saudáveis como:

  • Não fumar;
  • Praticar no mínimo 30 minutos de atividade física diária;
  • Manter uma alimentação equilibrada com frutas, legumes e verduras;
  • Consumir álcool com moderação;
  • Dormir o tempo correto.

Uma correta dedicação aos cuidados relacionados à saúde da mulher vai beneficiar toda a sociedade. Com a saúde física e mental em dia, a mulher se sente mais segura e confiante, o que faz com que realize suas tarefas com melhor desempenho. 

Agora, conta aqui pra gente. O que sua empresa tem feito para garantir a saúde das colaboradoras?

× Solicite seu orçamento