Muita gente espera ansiosamente pela chegada do carnaval. A folia contagia e o descanso e a diversão parecem tomar conta de todo mundo.
O carnaval de 2022 ainda vai ser no meio da pandemia de Covid-19 e, no Brasil, muitas cidades já cancelaram as festividades. Mas, com ou sem festa, o período é de recesso, folga e viagens. As estradas ficam cheias e é preciso ter atenção redobrada no trânsito.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em 4º lugar entre os dez primeiros países com maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias. A cada 15 minutos uma pessoa morre vítima de acidente no país. Eles acontecem por uma série de fatores, mas, cerca de 90% dos casos acontecem por imprudência do motorista. É inacreditável, mas ainda tem gente que acha normal beber e dirigir por aí…
Segundo o Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro, em 2020 as principais causas de acidentes de trânsito foram:
- Falta de atenção;
- Desobediência à sinalização;
- Velocidade incompatível;
- Ingestão de álcool no volante;
- Defeito mecânico no veículo;
- Desobediência em relação à distância de segurança;
Segundo dados do Portal do Trânsito e Mobilidade, em 2020, cerca de 80 pessoas morreram diariamente no país vítimas de acidentes.
Com a chegada dos feriados, esse número aumenta ainda mais. De acordo com o setor de Estatísticas do Observatório Nacional de Segurança Viária, em feriados prolongados há um crescimento de até 30% no número de acidentes de trânsito com óbito.
Por isso, é fundamental que todos assumam a responsabilidade pela segurança no trânsito. É preciso redobrar a atenção para não adotar medidas que coloquem em risco a própria vida e a de outros motoristas, passageiros e pedestres.
Lembrando que os acidentes de trânsito são umas das principais causas de afastamento do colaborador do seu posto de trabalho. Para evitar esse cenário, o ideal é que frequentemente sejam feitas campanhas de conscientização dentro da empresa para um trânsito mais seguro. Os condutores precisam entender que devem praticar uma direção preventiva e defensiva.
Mas, o que eu posso fazer para evitar ou diminuir os impactos de um acidente de trânsito?
- Respeite as regras e a sinalização;
- Respeite o limite de velocidade;
- Tenha prudência;
- Não dirija após ingerir bebidas alcoólicas;
- Não dirija sob efeito de medicamento;
- Não dirija com sono;
- Realize manutenção constante no veículo;
- Atenção à distância de segurança;
- Use o cinto;
O importante mesmo é a conscientização. Participe e promova campanhas de educação no trânsito além de incentivar seus colegas e os colaboradores da sua empresa a adotar medidas de segurança.
Afinal de contas, esperamos que todos e todas possam voltar seguros e descansados do recesso de carnaval.