5s

Metodologia 5S: O que é e como aplicar?

A metodologia 5S é focada na organização de empresas e na conquista da qualidade total. O 5S é baseado em alguns termos específicos. São eles:

  • Seiri – utilização;
  • Seiton – organização
  • Seiso – limpeza
  • Seiketsu – normalização
  • Shitsuke – disciplina

Organizar uma empresa é um processo que exige atuação estratégica e operacional, considerando as várias etapas de otimização daquilo que está sendo implementado. E para conseguir isso, o método 5s (controle de qualidade) tem sido um dos mais utilizados pelas companhias.

Ele funciona de maneira prática, direcionando forças em cinco pontos diferentes, com o objetivo de fazer as corporações alcançarem um alto nível de atuação.

De forma natural, o trabalho nesses cinco pontos focais gera resultados positivos para as pessoas. Diversas vantagens podem ser colhidas pelas organizações que aplicam o método 5s.

No nosso artigo você vai aprender do que se trata e quais as melhores formas de executar. Acompanhe conosco e saiba mais.

Como surgiu a metodologia 5s?

O 5s é um método voltado para a organização de empresas, em diversos níveis estruturais. De forma geral, a proposta é que a empresa funcione com os recursos que precisa, que trate bem os colaboradores, que se mantenha limpa e com altas taxas de produtividade. Mas a curiosidade maior fica por conta do momento em que o 5s (controle de qualidade) surgiu.

O Japão acabara de sair da Segunda Guerra Mundial destruído, moralmente e estruturalmente. A proposta era que o país se erguesse como nação após esse contexto destrutivo, principalmente por causa das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagazaki, mas também crescer economicamente para se tornar uma grande potência no mundo.

A metodologia então foi aplicada em diversos setores da sociedade japonesa, com foco nas grandes instituições públicas e privadas do país. Por causa da aplicação desse método, tomando uma nova postura na gestão das companhias, o desenvolvimento com base em métodos rigorosos foi possível. 

E como todos sabem, esse processo deu muito certo. Mesmo tendo que lidar com a reestruturação geral, o Japão conseguiu se desenvolver e se transformar em uma das nações mais poderosas do mundo, economicamente falando.

Como funciona a aplicação da metodologia 5s?

Como vimos anteriormente, a origem do nome do método 5s é inspirado em 5 termos que dão origem aos seus pilares. Agora vamos ver de forma individual como cada um desses pilares funciona.

  • Seiri

O senso de utilização serve para auxiliar na organização dos seus recursos. Ao levantar o questionamento do que de fato é necessário para as atividades da empresa, é possível observar papéis, documentos antigos e materiais ocupando um espaço de armazenamento que poderia ser melhor aproveitado.

Uma das melhorias com a nova era digital é justamente a possibilidade de digitalizar muitos desses documentos. Desse modo, você tem mais economia, mais espaço e consegue administrar seus recursos de forma mais produtiva.

  • Seiton

O pilar da organização é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Do mesmo modo que é importante saber quais recursos são realmente necessários, é importante saber a melhor forma de organizá-los.

Outro aspecto primordial dessa etapa é manter organizado o seu ambiente de trabalho, ou seja, as mesas, os setores, armários e demais espaços existentes. Tudo isso facilita a gestão e o desempenho dos colaboradores da empresa.

  • Seiso

O Seiso é o pilar da limpeza, seja ela pessoal ou do ambiente de trabalho.

A higiene pessoal e aparência adequada no ambiente corporativo impacta diretamente na imagem da empresa e até mesmo no seu desempenho no dia a dia. Da mesma forma, é importante cuidar do seu local de trabalho, evitando guardar itens que podem ser descartados, mantendo a limpeza da sua mesa e do ambiente ao seu redor.

  • Seiketsu

Esse pilar refere-se ao senso de normalização dos aspectos mencionados anteriormente.

Para garantir que os colaboradores irão adquirir todas essas práticas, a empresa precisa buscar meios de integrá-las à cultura da instituição, normalizando essas ações no dia a dia corporativo.

  • Shitsuke

O Shitsuke é o senso de disciplina e está diretamente ligado à etapa anterior, Seiketsu.

Esse pilar diz que, para normalizar e incluir a prática do 5s na empresa, deve-se investir na capacitação dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos e demais maneiras que de fato evidenciem a importância de todas essas práticas.

Quais as principais vantagens de utilizar o 5s em uma empresa?

A utilização da metodologia 5s traz vantagens enormes para todos os tipos de empresas. Elas podem ser observadas desde o aumento da produtividade até o envolvimento do funcionário com a empresa. As principais vantagens de trabalhar com a metodologia 5s são:

  • Operações facilitadas: A melhor utilização dos recursos, organização de ambientes e limpeza facilitam a realização de diferentes atividades de uma empresa. Os colaboradores possuem condições de tabalho perfeitas, aumentando a produtividade.
  • Locais de trabalho mais aconchegantes: Quando uma empresa opta por investir em metodologia 5s e constrói bons locais de trabalho para seus funcionários, os setores ficam mais convidativos e permitem que o trabalhador desempenhe seu papel sem maiores problemas.
  • Segurança na operação: A segurança do trabalho é um dos pontos mais importantes aplicados na metodologia 5s. A segurança ajuda a manter bons métodos de trabalho, distanciando os funcionários de qualquer tipo de acidente.
  • Aumento do nível de produtividade: A produtividade é outro dos fatores resultantes da aplicação da metodologia 5s. Com decisões estratégicas adequadas, a empresa é capaz de focar nas atividades principais do negócio.

O aumento da produtividade é uma consequência natural da aplicação dos pilares da metodologia 5s.

  • Busca constante por melhoria: Graças a Seiketsu e Shitsuke, as otimizações propostas pelo método 5s são implementadas e trabalhadas a longo prazo. O monitoramento de como as ações estão sendo implementadas, garantem que o caminho para uma profunda mudança cultural na empresa seja executada da forma certa. 

Implementar o 5s pode ser um passo importante para a reorganização da sua empresa. Esses pilares foram fundamentais para uma das maiores nações do mundo voltar a ser poderosa, economicamente falando, e unida como nação. Se a sua empresa precisa disso, comece já com a metodologia 5s. E conte com a Cia Solo para te ajudar! Conheça nosso serviço “5S – O desafio” e conscientize sua equipe com muito humor e descontração.

× Solicite seu orçamento