Atenção que o mosquito Aedes aegypti está na área. Conscientização e prevenção é a solução
Já notaram como um certo mosquito, famoso no Brasil, andava sumido? Mas não se engane, o Aedes aegypti pode até ter ficado um pouco esquecido dos noticiários, mas continua por aí, solto e transmitindo doenças. Como se já não bastasse nossa preocupação com o coronavírus….
Nos últimos dias, explodiram reportagens falando do aumento do número de casos de dengue. Somente em Minas Gerais, de janeiro a novembro deste ano foram mais de 66 mil diagnósticos da enfermidade, aumento de 340% em relação ao mesmo período em 2021. Na Bahia, o número triplicou e em Rondônia, o aumento no número de casos foi de mais de 600%.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, até a última semana de novembro o pais registrou cerca de 1,3 milhões de casos prováveis de dengue, um aumento de 175,1% em relação ao ano anterior.
Como isso aconteceu?
De acordo com especialistas, o aumento da proliferação de mosquitos se dá por diversos fatores e também está diretamente ligado à diminuição das campanhas de conscientização. Um antigo ditado popular faz muito sentido neste momento: cobrir um santo para descobrir o outro. A campanha para a prevenção da Covid-19 ganhou o Brasil, em contrapartida, as campanhas contra o mosquito foram esvaziadas.
E olha que o verão ainda nem começou…E essa é uma grande preocupação dos especialistas. Com a chegada do período chuvoso, todo cuidado é pouco.
Como se prevenir
Já é um assunto batido que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue, mas é sempre importante reforçar a mensagem e redobrar os cuidados. Não tem segredo, a melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando a água parada que pode virar criadouro do mosquito.
Confira outras dicas:
- Utilize repelente nas partes do corpo que ficam expostas.
- Cubra a maior parte do corpo, se possível. O mosquito é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor.
- Elimine água parada. Qualquer lugar pode ser uma casinha para pp mosquito. Seja uma caixa d’água ou uma tampinha de garrafa perdida no quintal.
- Invista em telas para janelas e portas e prefira ficar nestes locais com proteção, mosquiteiro ou outras barreiras disponíveis.
- Invista em campanhas constantes de conscientização para que o colaborador de sua empresa fique sempre atento.
Atenção aos principais sintomas da dengue
- Febre alta, maior que 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Outras doenças
Vale lembrar que não é só a dengue que é transmitida pelo Aedes aegypti. Enfermidades como Zika e Chikungunya também são provocadas pelo mesmo mosquito. Todo cuidado é pouco. Se você apresentar alguns dos sintomas acima, procure orientação médica e faça um exame. para realizar o tratamento adequado.